quinta-feira, abril 07, 2005

Bem-aventuranças

"Bem-aventurados os pobres de espírito... bem-aventurados os que choram... bem-aventurados os que mansos... bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça... bem-aventurados os misericordiosos... bem-aventurados os limpos de coração... bem-aventurados os pacificadores... bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça... bem aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus..."
Mateus 5:3-12

As bem aventuranças são vistas comumente como requisitos para entrar no reino de Deus.

Dallas Willard dá luz sobre este assunto.
Será que se poderia dizer que estas pessoas seriam provavelmente (ainda hoje) a última classe de pessoas a quem confiaríamos alguma coisa?
Este grupo de pessoas são aqueles para os quais ninguém olha, ninguém dá valor, são o "terceiro mundo" da raça humana.
Jesus está a dizer: "Sim, vocês, são felizes (uma realidade invertida, a realidade do reino de Deus), o Reino de Deus é para vocês.
Jesus está a declarar que o Reino de Deus está aberto a todos. Também está aberto para os que menos se espera que esteja.
As bem-aventuranças: "São explicações e exemplos, extraídos do ambiente circundante, da actual acessibilidade do reino via relacionamento pessoal com Jesus."
Dallas Willard

Sem comentários: