terça-feira, maio 31, 2005

Idolatria

“Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos no seu coração e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?”
Ezequiel 14: 3

A idolatria do homem, não são apenas, as imagens ou os ícones que ele coloca defronte de si, não é só isto. Toda ela é iniciada no nosso coração, por isso as nossas imagens estão, antes de mais, dentro de cada um de nós.
Fomos feitos para sermos habitados por alguém...

Influências





Neste filme, somos surpreendidos pelo final que assume, a identidade que menos se esperava, é a central na narrativa.
Imagino algo parecido num excerto da história da fase final da vida de Nietzsche. Estigmatizado como aquele que marcou a ideologia Nazi, e foi-o de facto, no entanto creio que numa película, o final seria surpreendente.
A entrega das suas obras, já compiladas e ligeiramente alteradas a Hitler, visto como o paradigma máximo do conceito de “super - homem”, pela sua irmã, Elisabeth Forster-Nietzsche.
Interessante como certas épocas da história são moldadas por nomes, mas outras pessoas, quase anónimas, são completamente determinantes. Uns para bem, outros para mal.







P.S.- Com certeza, isto era algo que já toda a gente sabia. Eu e as minhas novidades...

segunda-feira, maio 30, 2005

O caminho

Tenho uma tendência para sobrevalorizar o estado final das coisas, em detrimento do caminho que me leva a elas.
Só o facto de, esse caminho, ser o meio pelo qual chegamos a esses estados finais, mas também porque toda a nossa vida é um caminho, creio ser relvante face à importância do estado intermédio antes da sua consumação.
Creio que estou, protanto, errado ao ceder à minha tendência.
Aprendi no décimo segundo ano da escolaridade secundária, que, para Camilo Pessanha, o caminho era mais importante do que o estado final.
Creio que devo prestar mais atenção por onde passo, quando vou para algum lugar...

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida...", ou seja é o caminho, a forma e o estado final.
João 14: 6 a

Síndrome de Kant

Gosto de chegar ao café e ver o empregado a tirar a bica, sem que eu lhe peça, de jornal em punho para se dirigir à minha mesa.

João Ferreira de Almeida

João Ferreira de Almeida, traduziu a Bíblia quase toda. todo o Novo Testamento e parte do Velho Testamento para português.
Quando morreu, estava na tradução do livro de Ezequiel.
Morreu feliz…

Abraão

A esposa de Lutero dizia que não acreditava na história de Abraão e Isaque, porque Deus não faria isso a um filho, ao que Lutero lhe respondeu, “Mas, Katie, Ele tratou assim o seu próprio filho.”

domingo, maio 29, 2005

Domingo

Rapidamente percebi que o dia de Domingo, é o dia com menos visitas neste blogue.
- Isso é bom sinal! - Diz o meu amigo Evaristo - é sinal de que vão à igreja.

Moínho de vento



Bem poderia ser uma alusão às batalhas que Dom Quixote travou. Mas não, os moínhos de vento são característicos da Ilha Graciosa.
Curiosamente, este açoriano que vos fala ainda não lá foi, mas, dizem as bocas conhecedoras, que, para além dos moínhos, os asnos são animais que lá existem em abundância.
Temos que conhecer esta terra...

sábado, maio 28, 2005

Weekend´s Fotolog III

Continuo com algumas propostas para o vosso verão...



Ilha do Pico, ponto mais alto de portugal, já lá estive.
Tem também uma boa produção de vinho. Dizem os especialistas, que é por causa da natureza da terra vulcânica, que, por ser assim, é extraordinariamente preta, mais preta do que a das outras ilhas (isso já não sei explicar), o que faz que com que o solo, durante o verão, aqueça muito.

sexta-feira, maio 27, 2005

A pergunta

A mais intrincada pergunta feita a um condutor à procura do caminho de casa é:
“Sabes onde estás?”

Ezequiel 16

Nasceste e foste abandonada, deixada num campo, à mercê de quem por ti passasse, ainda suja de sangue, sem consciência. Não havia quem te pegasse ao colo, nem quem te embalasse. O teu embalo era feito pelo vento, frio, tempestuoso por vezes.
Passavam por ti, e não te ligavam, desprezavam-te.
Até que, Ele passou, e olhou para ti e quis que vivesses, cuidou de ti, lavou-te e viu-te crescer.
Embalava-te e dormias nos Seus braços.
Tornaste-te jovem, eras bonita, mas ainda não estavas vestida, também foi Ele quem te deu a roupa, roupa que era dele, tirou de si para ta dar a ti, e vestiu-te.
Começaste a ver outras pessoas, e as outras pessoas começaram a convidar-te para andares com elas. Tal qual uma adolescente, começaste a chegar tarde a casa, mas nem tarde falavas com Ele, nem dizias com quem andavas e o que fazias. Lembras-te?
Agora, crescida, não te lembras de quem te limpou, cuidou, embalou, vestiu…
Vais para a cama com outros, com os mesmos que te desprezavam no início, tal qual uma prostituta, sem amor. No entanto, diferes delas, não te pagam para ires para o seu leito, pagas tu. És tu quem pagas para andares com quem não te ama. Para andares com os teus amantes. E só andam contigo porque lhes pagas...
Ele sabe, e Ele sabe também, que por vezes pensas que não sabe, que por vezes pensas que O consegues enganar.
Como é que Ele deve se sentir contigo? Como é que achas? Ele sabe também que há dias, poucos dias, eles existem, em que tens acessos de consciência, dias em que vês a tua desgraça, em que te vês como que completamente perdida, e choras, e pensas que estás a chorar sozinha, porque quando choras, os teus amantes abandonam-te outra vez.
Mesmo assim, “volta”, diz Ele, a tua vida está de rastos, "quero que saibas que quando choras, não choras sozinha, nem estás só com os teus amantes quando pensas que estás só com eles, Eu estou sempre contigo...", diz o Senhor. Como no início, quando não tinhas ninguém e estavas só naquele terreno, e Ele quer, tal como nesse mesmo início, limpar-te de novo e vestir-te.

quinta-feira, maio 26, 2005

Evangelho

"E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?"
João 5:6

"Então os Judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama."
João 5:16

Um "evangelho", que se resume ao fantástico, ou então, ao cumprimento da lei, não reconhece Jesus, nem a Sua obra.
Curiosamente, são estas as nossas duas maiores tentações, para pervertermos a mensagem Divina.

Inquisição

Durante a "santa inquisição", matavam-se os fiéis por lerem a Bíblia.
Ufa, dessa já nós nos livrávamos hoje…

quarta-feira, maio 25, 2005

Perdão

Homem santo, eremita, respeitado pelo povo, ao qual vinham para receber bênção, perdão, orientação, consolação.
“Stárets”, era assim chamado.
Aborda-lhe uma mulher, de rosto sofrido, confessa-lhe um pecado, em segredo.
E ele responde:
“O principal é que não se esgote em ti o arrependimento; então, Deus perdoa-te tudo. Não há nem pode haver pecado na terra que Deus não perdoe a quem não se arrependa sinceramente. Nem o homem é capaz de cometer um pecado tão grande que esgote o infinito amor de Deus. Existirá algum pecado que supere o amor de Deus?”
Fiodor Dostoiévski in “Irmãos Karamazov”

Exílio

Se fosse contemporâneo de Daniel, o da cova dos leões e que orava três vezes ao dia, estou certo de que ficaria em Jerusalém.

terça-feira, maio 24, 2005

... o corpo é que paga.

Parte II

Estultice

Um dia, e é deste dia que vos quero falar, tínhamos no nosso quintal um grande monte de lenha, na parte de trás da casa. Mesmo dentro do que foi em tempos, o curral das galinhas, por baixo do castanheiro.
Se é certo que nunca fui agricultor, reconheço que, por outro lado, sempre houve em mim uma certa faceta de piromaníaco. A minha mãe nunca me tinha falado daquela lenha, ou do que haveria de fazer com ela.
Era verão, tempo de férias, e por isso, o ócio abundava grandemente.
Instruções? Tinha-as, mas eram para cortar a relva, podar a vinha, lavar o carro, etc., essas, não as queria, fixava os meus olhos na lenha…
Na noite desse dia, pensei, reflecti, e pouco antes de começar a dormir, planeei:
"Ismael, tens gasolina na garagem, pões um bocado na lenha, e fazes um favor à mãe, que por receio, não te manda queimar a lenha, mas sabes que era o que ela queria que fizesses, e assim, despachas-te daquele incómodo no quintal."
Dormi, contente com as decisões tomadas no meu leito.
De manhã, acordo, e vou de imediato buscar o garrafão com a gasolina, a saber, cinco litros de combustível. Dirijo-me, confiante, para o local de trabalho, e lembro-me:
"As folhas! É a minha oportunidade de me livrar dessas malditas folhas..."
Eram os meus apontamentos de três anos de sofrimento a tentar passar a matemática, no décimo segundo ano do secundário. Essas folhas revelavam muito da minha fraqueza, da minha ignorância. Iam arder, ser esquecidas na história, desaparecer, pensava eu, e que bem que pensava.
Fui ao meu quarto e, com atitude de vingança peguei nelas, "vocês não me apoquentam mais…", disse eu.
Quando cheguei ao monte de lenha, pus as folhas todas em forma de bola pelas frestas dos espaços entre os toros de madeira, depois qual grande cozinheiro, reguei, e bem regado, o holocausto, não de água como Elias mandou, mas do combustível que havia trazido da minha garagem.
Só faltava um rufo de tarola nesta altura, estava tão ansioso que nem aguentava esperar. Peguei no isqueiro, um isqueirozinho, dos isqueiros mais pequeninos que se pode arranjar, sim, daqueles que quando pedimos na "lojeca": “Era para comprar o isqueiro mais barato que tem", a senhora dá-nos um isqueiro minúsculo…
Com esse isqueiro, fiz a primeira faísca e acendeu, cheguei-me perto do local do sacrifício, quando de repente…
Tudo explodiu, o fogo veio-me à cara e, em acto reflexo, atirei-me para a relva. Fiquei completamente desnorteado e fui logo para casa.
Agora pergunto-me: “porque é que fui fazer tal coisa mais estapafúrdia?”
Ainda fiquei em casa a andar para trás e para a frente à espera que a dor passasse, e a dor, se querem saber, era mesmo muita.
"Será que vale a pena chamar a ambulância” , pensei. "Não, não vale a pena, isto à tarde já secou e nem se nota nada."
A dor tornou-se tão insuportável que tive que telefonar à minha mãe. Ela, batendo todos os recordes de velocidade, chegou a casa, e levou-me para o hospital (lugar onde trabalha), para as emergências. Conversámos pouco durante a viagem, ela conseguia, mesmo diante de uma acção tão ridícula como a minha, demonstrar alguma repreensão, mas acima de tudo, amor a preocupação. Creio que será algo que ainda me falta mesmo aprender a fazer...
Entrei logo nas urgêncais, sem esperar que o senhor (que nunca se percebe bem o que diz) me chamasse (afinal, talvez fosse grave o suficiente para chamar a ambulância …), deitaram-me numa maca, puseram-me gaze na cara, borrifaram-me a cara com um líquido, tão fresco, que parecia a água, água benta, que o "rico", estando em sofrimento, no hades, ansiava sentir na sua língua, implorando-a a "lázaro", que sentimento de frescura! Continuando com o espectáculo; tiraram-me a roupa, puseram-me umas fraldas (que já, por si, foi castigo suficiente do mal que tinha feito) e levaram-me para a cirurgia.
Fiquei num quarto esterilizado, porque não podia ter contacto com mais nenhum doente.
Fiquei internado durante duas semanas.


Agora, sempre que há churrascos, dizem todos a mesma piada.
"O Ismael acende a fogueira…"

segunda-feira, maio 23, 2005

Quando a cabeça não tem juízo...

Mais um pequeno conto, desta vez, em duas partes.

Parte I

O jardim

A minha casa, encontra-se situada num contexto rural, é uma de muitas moradias, algo que na capital, seria visto como um luxo. Tenho a casa no meio de um serrado, ou seja, tenho terreno à volta de toda a minha casa.
Outrora, esta terra era cultivada: batatas, feijão, favas, ervilhas, couves, tudo, para que poupássemos alguns escudos no mercado.
A minha mãe tinha o quintal por gosto: “gosto de ver as coisas arranjadas…”, dizia ela. O mesmo já não se pode dizer da sua prole, sempre com sacrifício, qual ovelhas para o matadouro, íamos nós para o quintal, de enxada em punho, ou ancinho, ou qualquer que fosse o utensílio agrícola. De facto, olhávamos para tais instrumentos, sem excepção, com raiva e como se fossem os nossos maiores inimigos…
Para tristeza da matriarca, nunca ganhámos prazer nos afazeres agrícolas. O meu irmão até chegou a ir para um curso de engenharia agrónoma, mas agora, é pastor de almas.

“Duro te é recalcitrar sobre os aguilhões…” não eram aguilhões, eram sim a impertinência destes dois irmãos, a uma certa altura (data que me escapa à memória) disse-nos:
- Vou comprar relva, vamos pedir ao senhor Dimas (nosso vizinho) para pôr aqui o seu tractor e vamos pôr relva no quintal.
Aos nossos ouvidos, parecia que tinha dito que tínhamos ganho o euro milhões, ou o totoloto, o euro milhões não existia nos Açores nessa altura (nem nos Açores, nem no Continente). Foi esfusiante a alegria que preencheu os nossos corações. Disse eu, imediatamente:
- Eu quero cortar primeiro a relva com a máquina nova!
Tínhamos mesmo pavor daquele quintal…
Agora, a minha casa tem um minúsculo quintal num cantinho, porque a minha mãe ainda hoje, tem gosto de “ver as coisas arranjadas”, e um jardim a toda sua volta (da casa, bem entendido). É grande esse jardim, sempre que cortamos a relva enchemos o depósito de gasolina da máquina, e, já não é com a alegria, que era antes, que jardinamos, a relva também cansa.

sábado, maio 21, 2005

Weekend´s Fotolog II


Baía da São Lourenço, Santa Maria.
É nesta ilha, que, em Agosto, acontece o conceituado, para os círculos próprios, festival musical, "Maré de Agosto".

sexta-feira, maio 20, 2005

Potência

A pessoa sentada, está de pé em potência.
A pessoa parada, está a andar em potência.
O ser humano, nesta vida, está em potência para uma outra condição.

Novo blogue

- Quem são aqueles dois?- diz um terrestre a um marciano,
- O de branco não sei quem é, mas o outro, é o Evaristo.


O Evaristo começou um blogue, espera-se um sítio onde se discorram acerca de questões da actualidde política, e também questões de interesse teológico.

Leitura da Bíblia II

“ A leitura por assim dizer, coloca alimentos inteiros na boca, a meditação a mastiga e tritura, a oração extrai o seu sabor, a contemplação é a própria doçura que alegra e que refresca.”
Guigo II in “A escada dos monges”, citado por James Houston

Recordações

Descobri que existe algo de açoreano, nas igrejas Baptistas (que conheço) pertencentes à "Associação de Igrejas Baptistas" (espero que tomem isto como um elogio), não sei se será a cultura de participações especiais dos jovens, ou se será a simplicidade das pessoas, ou mesmo a forma acolhedora como nos recebem.
Só sei que há algo nas que já visitei que me faz lembrar a minha igreja. Sem dúvida, é sempre uma grande descoberta, sempre que visito uma delas.
Em Morlena, existe uma igreja que me convidou para ir lá apresentar a palavra, a qual, dentro das minhas dificuldades, tentei fazer da melhor forma. Esta igreja, durante esta semana, comemora o octagésimo aniversário. Oitenta anos a ser sal e luz numa terra.



A propósito, descobri também que o pastor João Regueiras tem todas as características, de um grande homem.

quinta-feira, maio 19, 2005

Desconstrucionismo aos olhos de quem percebe pouco... (que sou eu, não pensem outra coisa que não isto.)

O desconstrucionismo, atenta para relativização da interpretação, em oposição à guerra religiosa.
Outra proposta será, a liberdade de opinião por parte do intérprete.

“Embora já há muito tempo alienado
O homem não está totalmente perdido nem mudado
Por ser desgraçado, mas não o é
E mantém os farrapos do senhorio que antes possuía:
O Homem, o Sub criador, a Luz refractada
A partir da qual saem com fachos de um único branco
Muitos tons, e interminavelmente combinados
Em formas vivas que passam de mente para mente
Embora tenhamos enchido todas as frestas do mundo
Com Duendes e Gnomos, embora tenhamos ousado construir
Deuses e as casas deles com trevas e luz,
E semeado semente de dragões – era nosso direito
(usado ou abusado). Não se desfez aquele direito
Ainda criamos pela lei na qual fomos feitos."
J.R.R. Tolkien citado por Loren Wilkinson in “Ouvindo a Deus”

Extremo isto, extremo aquilo...

As ideologias são uma bola. Os extremos tocam-se.

Veneno

“…pegarão em serpentes: e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal…”
Marcos 16: 18a
O Livro Sagrado, não é um livro de receitas, que se propõe a encher de público os auditórios, ou as tendas.
“Curiosamente, há quem beba veneno, e morra…”
Alan Pallister

quarta-feira, maio 18, 2005

A seguir... Ainda outro pequeno apontamento humorístico!

Não resisti...
Por obséquio, clique aqui.

Significado

Com que intuito escreveu Derrida?

Turismo

“ E estava ali a fonte de Jacob…”
João 4: 6 a
Jesus não se impressionou com o monumento, ainda que histórico e turístico, nem com aquele, nem com os nossos.
Ele não se encontra confinado a espaços ou histórias.
“… o Pai procura a tais que assim (em espírito e em verdade) o adorem.”
João 4: 23 b

terça-feira, maio 17, 2005

Celebração II


Foto tirada da página da IEBPV, há lá mais fotos.

Enfim, consegui a foto!
A minha sobrinha foi baptizada!
A cerimónia aconteceu na Praia da Vitória (praia que dá nome também à cidade).
O nome da praia está bem aplicado, é uma vitória...

Transplante de coração

"E lhe darei um mesmo coração e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne."
Ezequiel 11:19

"... Porei a minha lei no seu interior; e escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo."
Jeremias 31 33b

Uma questão que não me sai da mente

"Regras de acentuação da apoclíticas:
...
Num grupo de apóclise em que a primeira palavra é uma proparoxítona ou uma properispómena, esta leva um segundo acento agudo na última sílaba..."

Manuel Alexandre Júnior in "Gramática do Grego" (pág. 44)

Sempre que estudo Grego, pergunto-me:
“Porque razão o homem quis fazer a torre de Babel?”

Especialistas

Porque será que os “especialistas” do Novo Testamento falam sempre mais de Paulo do que de Jesus?

segunda-feira, maio 16, 2005

A minha luta...

Fazem questão que todos os outros saibam o que estão a ler, lendo em voz alta.
Eu, enquanto o oráculo for altifalante, tento ler, mas não passo da primeira frase do livro.

Seria aceitável?

Seria aceitável que, se matassem todos os povos carenciados, visto não terem condições de vida apropriadas (segundo a classe média europeia) apenas por essa razão?
Seria aceitável que, se matasse uma pessoa doente, ou incapacitada por essa razão?
Segundo esse prisma, então, seria aceitável, matar uma criança que tivesse nascido e que fosse portador de alguma doença? Ficaríamos satisfeitos se a justiça não aplicasse um castigo ao médico que o matasse após o seu nascimento?

Então, porque razão, queremos aceitar que se matem fetos, pelas razões acima colocadas?

Diria que matar, é “fácil” (se bem que compreendo que digam que seja um grande sacrifício) quando não vemos quem matamos.
Ninguém despenalizaria o castigo, por homicídio de recém nascidos…

A busca

"Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão."
Mateus 6: 2b, 5b, 16b
Quando buscamos com afinco e inteligência, algo, conseguimo-lo.
Resta-me a advertência: "Cuidado com o que buscarmos!"

"Mas Buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça, todas essas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6: 33

domingo, maio 15, 2005

"Slogan"


Havia, há algum tempo atrás, na terra onde nasci, um "slogan" publicitário que rezava assim:
"Meus Açores, meus amores."
Espero que percebam porquê...

As razões de uns e de outros...

O meu amigo Davi, queria que o Benfica perdesse.
-Fiz um acordo com o Lipe, - disse-me ele- que se o Benfica ganhasse eu é que tocava bateria Domingo, teria de acordar cedo para ensaiar. -e continuou- Se o Benfica perdesse, o Lipe é que tocava, e eu podia dormir mais um bocadinho.

sábado, maio 14, 2005

Weekend´s Fotolog


Império do "espírito santo".
Os Açores são uma região marcadamente católica, e estes monumentos, que de facto são muito bonitos, são onde guardam durante um ano inteiro, a coroa do "espírito santo", que é o centro das festividades populares em cada freguesia da ilha Terceira.
Nestas festas, há um desfile de carros alegóricos e no fim, oferece-se carne e pão ao povo.
As opiniões, dividem-se quanto a aceitar ou não estes alimentos.
Um dia, porém, a minha mãe tinha-se esquecido de comprar pão no supermercado, e: "olha, seja o que for, vou aceitar, não há-de fazer mal nenhum..."

sexta-feira, maio 13, 2005

Unidade

União, é o que formam os clubes, grupos recreativos, associações de intervenção social, partidos políticos, etc..
Unidade, é o que forma o Corpo de Cristo. Um corpo, marcado pelo que nos é comum, fé em Cristo.
Nunca orei para que formássemos uma igreja gigante, que enchesse o pavilhão atlântico. Há razão para as denominações, tal como há razão para as várias igrejas locais. A razão prende-se, em grande parte, com a nossa condição humana presente.
Não há razão, no entanto, para pensarmos que somos (cada denominação), os únicos detentores das chaves da salvação. Não sou seguidor acérrimo do “Old Landmarkismo”.
“Precisamos simplesmente lembrar-nos de que, como Cristãos, não reivindicamos qualquer tipo de privilégio epistemológico para nós mesmos, mas só para as escrituras.” Craig M. Gray
Creio que, na eternidade o que nos une, ganhará uma importância muito mais relevante, mas também acredito que, nessa eternidade, a forma (da nossa adoração) e a nossa teologia (ainda que não seja caída na sua verdadeira acepção, apenas porque somos seres caídos, não conseguimos conceber nada sem a influência da queda) que cada um de nós sustenta, serão plenamente restauradas.

Terreno

"... Se Eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos. Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos..."
Ezequiel 3:6b-7a

Na parábola da semente, o terreno infrutífero lembra-me muitas vezes, os que dizem já ter aceite a semente.

Olhos negros

"Olhos negros, olhos negros,
São gentios, são gentios da Guiné

Ai da Guiné, por serem negros
Da Guiné por serem negros
Gentios por não ter fé."

Excerto de uma moda tradicional açoriana “Olhos negros”

quinta-feira, maio 12, 2005

Um pequeno conto

Um jovem recentemente chegado a esta cidade chamada de “sete colinas”. Desconhecedor de todos os seus meandros, mas inocente investigador.
Decidiu ele, um dia matar o ócio com uma ida ao cinema. Foi tarde, tão tarde quanto vão apenas os cidadãos que têm viatura própria.
Foi ver um filme, o seu título, é o que menos importa para este pequeno conto. Amante de cinema que só quem não percebe de cinema ama, vai decidido e contente rumo a um tempo de lazer.
Acontece o impensado, o filme acaba, e pelo tardio da hora, o jovem vê-se privado de transporte público para voltar a sua casa.
Nunca entra em pânico, e pensa:
- Bem. O Colombo é em Lisboa, por isso, se for a pé para o maior ajuntamento de casas, com certeza que me encaminharei para o centro da capital - Pensava o novato.
Mais uma vez, contente e decidido a ultrapassar este pequeno contratempo começa a sua caminhada.
Eram 2:00 da madrugada quando encontra, como que por milagre, um posto de polícia. Dirige-se lá e pergunta ao oficial de serviço:
- O Senhor sabe para onde é o Rossio?
- Está de carro? - pergunta o agente
- Não, estou a pé (ridículo, mas decidido).
O polícia arregala os olhos, e com admiração diz:
- Mas isso é longe.
O jovem, de pronto, responde sem hesitação:
- Não faz mal.
Depois de indicar o caminho a ser percorrido, percebi que bastava seguir a linha do comboio, ir até Sete Rios e depois começar a “cortar caminho”, à sorte, para a direita, que é para onde se encontra o Rossio.
Caminhei, caminhei, afinal não era assim tão perto…Eram 4:30 da madrugada (sensivelmente, porque por essa altura, não tive o discernimento de ver as horas) quando cheguei ao Terreiro do Paço.
Sentei-me nas escadas da estátua até chegar à hora do primeiro comboio.
Às 5:50 desse mesmo fatídico dia, dirijo-me para a estação de comboio, entro, sem grandes ressentimentos para o comboio. Sonho com uma tarde inteira a dormir, depois, acordar e rir da figura de urso que fiz.
Chego a casa (que por sinal, é o Seminário Teológico Baptista), e deito-me…
Às 11:00 toca o telefone:
- Ismael, podes ajudar-nos aqui na biblioteca a limpar os livros para o verão?
- Claro, vou já para baixo!

quarta-feira, maio 11, 2005

A displicência de escrever desplicente.

Displicente fui eu. Talvez pela hora em que escrevi, ou por pura ignorância (mais esta segunda, do qualquer outra coisa), escrevi três posts abaixo "desplicente" em vez de "displicente".
Claro que já fiz a correcção, mas nada como a franqueza para estes milhares que me lêem.
Ai ai, o que me falta para começar a escrever...

Blandina

“Porém, a mais destacada de todos estes mártires foi Blandina.”
Moça frágil, por quem todos os fiéis temiam.
Ao serem levados os mártires para o centro da praça, Blandina é pendurada no meio deles, no entanto, as feras não a atacavam e ela encorajava os seus irmãos.
Posteriormente Blandina foi torturada de diversas maneiras, açoitada, mordida por feras, chifrada por um toiro, queimada. “Como em meio de tais tormentos, Blandina seguia firme em sua fé.”
Finalmente foi degolada.

Baseado na obra de Justo L. Gonzalez "A era dos mártires"

"A minha força se aperfeiçoa na tua fraqueza..."

Penso rápido

Um jovem Romeno, tenta vender um penso rápido a uma senhora que carrega compras. Ela recusa comprar, e ele vira-lhe a cara, falando em romeno (provavelmente). O que será que disse?
Um irmão cumprimenta outro à entrada do salão de cultos. Acabou o serviço e vai para casa. O que será que pensa?

"…Eu porém vos digo que, todo aquel que (sem motivo) contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento em tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao fogo do inferno.”
Mateus 5:22

Educação

Da educação é própria a repreensão. São pais displicentes, o que pais que não repreendem os filhos. A repreensão e o castigo surgem como resultado de um pai que ama o filho e que quer vê-lo a crescer.
Deus é visto como um mau pai, sob a égide de "Deus é amor". Não percebem que o amor, pode levar a acções que magoam temporáriamente o seu objecto?
Deus não é um mau pai. Ele não é displicente...
Leiam Lamentações de Jeremias 3

terça-feira, maio 10, 2005

O Guel voltou a escrever no blogue!

O Guel voltou a escrever no blogue!

Viúva Felicidade

O nome dela, perece não ser condizente com o que viveu...
A viúva Felicidade, foi uma de muitas ilustres anónimas que também sofreram pela fé.
Juntamente com os seus sete filhos, foi presa para que negasse a sua fé. A vida de viúva nessa altura era muito difícil, no entanto, esta viúva em particular, tinha uma vida de grande influência. Por isso, tentaram impedi-la.
Quando isto acontece, Felicidade responde assim:
“Viva, eu te vencerei, e se me matas, em minha própria morte vencer-te-ei ainda mais.”
De seguida, o prefeito tentou convencer os seus filhos, mas ela exortou-os a permanecerem firmes. “Nem um só deles vacilou”. Marco Aurélio, ordenou que estes “obstinados cristãos sofressem distintos suplícios.”

Baseado na obra de Justo L. Gonzalez "A era do mártires"

I Coríntios 15

"Semeia-se em corpo animal, ressuscitará em corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual."
I Coríntios 15:44

Mais uma vez, na cadeira de exegese do Novo Testamento...
A semente para nascer terá que morrer primeiro, e Deus, dará o corpo que a essa semente seja próprio. Morremos imperfeitos, nascemos perfeitos.
Morrer, é prerrogativa para viver. No entanto, Paulo vai ainda mais longe, morrer, para viver, vence a morte. Tal como Cristo venceu a morte, na Sua morte e ressurreição.
Por isso, se não acreditamos na ressurreição, somos "os mais miseráveis de todos os homens", porque vivemos a nossa fé apenas para esta vida.
Porque a nossa fé não se resume a esta vida, porque morrer em Cristo, traz vida em Cristo, porque como seguidores de Cristo, esta morte é a vitória sobre a própria morte que nos ameaça separar da vida eterna, devemos servir ao Senhor, sempre "firmes e constantes... sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."

segunda-feira, maio 09, 2005

Policarpo de Esmirna

Policarpo era bispo de Esmirna. Tinha oitenta e seis anos quando começaram a procurá-lo para o prenderem.
Ao saber disto, mudou-se da sua cidade, para um lugar retirado e escondido, depois fugiu outra vez para outro lugar. No entanto, quando ele soube que alguém da sua igreja havia denunciado o seu paradeiro, foi-se logo entregar.

Quando o procônsul insistiu que ele desistisse da sua fé ele disse:
“Faz oitenta e seis anos que O sirvo, e nenhum mal me fez. Como hei-de maldizer meu Rei, que me salvou?”

Ele não negou a sua fé! O juiz, ameaçou-o com as feras e com fogo, ele a esta ameaça, responde que o fogo acendido pelo juiz, duraria somente um momento… o do castigo eterno, nunca se apagaria.
Quando foi, por fim, queimado, ainda vivo, orou:
“Senhor Deus soberano (…) dou-Te graças, porque me consideraste digno deste momento, para que, junto a Teus mártires, eu possa ser parte do cálice de Cristo. (…) Por isso Te bendigo e Te glorifico. (…) Amén."

Baseado na obra de Justo L. Gonzalez: "A era dos mártires"

O adultério

"Chora sem cessar pela noite dentro; as lágrimas correm-lhe pelas faces. Entre todos os seus amantes, não há nenhum que a console."
Lamentações de Jeremias 1:2

A Noiva, é para o Noivo. Os seus muitos amantes não a conseguem consolar.
Por isso, és infeliz. Infeliz, porque ofereces-te e procuras esses, que não devias e que não te conquistaram o coração.

domingo, maio 08, 2005



Procurei poemas, mas nenhum serviu.
Nenhum dizia o que merecias.
Nenhum com propriedade suficiente, que preenchesse quem és.
Desisti de procurar.
Afinal, descobri que é impossível, traduzir na perfeição uma pessoa em palavras.
E, ainda por cima, uma pessoa como esta de quem falo.
O que quero dizer é tão simples, e não vi ninguém a escrever essa simplicidade.

Mãe, obrigado.
Eu amo-te.

“E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentada em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.”
Deuteronómio 6:6-7

A minha mãe obedeceu…

sábado, maio 07, 2005

Luta espiritual


Foto retirada do blog do Marc. Grande profeta


“Esta casta de demónios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.”
Mateus 17: 21

Fartemo-nos de gesticular, gritar, saltar, acender luzes, espectáculos de fazer um “escabeche”.
Nada acontece, isto não vai lá com o poderia humano.
Não nos apercebemos de que existe uma luta espiritual à nossa volta. Um luta sem tréguas, cruel, e extremamente poderosa.
O também esquecemos é que esta luta está a ser lutada por um objectivo:
A vida do homem.

A vitória é do Senhor! O alvo de belzebú (uma vez que sabe que já perdeu), é desviar o máximo possível da comunhão com Deus.

Celebração

A minha sobrinha foi baptizada!

Devido a problemas informáticos (melhor conhecidos como, azelhice deste que vos fala) não me foi possível pôr aqui uma fotografia dela!

Controle

Se reconhecemos que a vida tem um elemento de milagre presente.
Porque será que insistimos constantemente em controlá-la?

E se reconhecessemos que a vida, toda ela é um milagre?

Estes elogios

Já é a segunda vez que recebo rasgados elogios, com um certo "quê" de humor, que só é possível aos bons amigos, deste meu caro, pelo meu blog.

De facto, peco pela ansiedade de acordar todos os dias cedo, para escrever. Peco, três vezes ao dia, por vir ver como andam as visitas.
Pronto, chamem-me doente, aceito a minha condenação (mas que bela apologia de vítima).
Eu pessoalmente, não iria tão longe, diria que se trata de uma fase de deslumbramento. Começo a descobrir que gosto de escrever estes pequenos textos, mesmo que não seja a melhor escrita, gosto de o fazer.

Não retiro o meu comenário. Ao blogger que me elogiou retribuo o elogio. A crítica fica comigo, mas devias escrever mais!

O verdadeiro artista só é reconhecido depois de morrer. Chatice, já fui reconhecido, sou uma fraude...

sexta-feira, maio 06, 2005

Os fiéis

A igreja Católica nos Açores está-se a aperceber que está a perder fiéis, diz-nos o Díario Insular:

"São sobretudo três, as preocupações que estão a assaltar a Igreja: a ritualização; a materialização da função e os novos movimentos."

Estes são motivos que não nos são estranhos também. Se por, "novos movimentos", estão a falar de igrejas que combatem os outros problemas mencionados, que venham esses novos movimentos.
Temos que aprender a abrir mão do nosso controle, e isto, "toca a todos".

"O pão nosso de cada dia"

Aprendi com os costumes de amigos meus, e comecei a escrever os posts que me vêm à mente num caderninho.
Este costume, apesar de diminuir consideravelmente os efeitos devastadores da minha fraca memória sobre o que penso, faz-me pensar na necessidade de publicar mais "posts".
A minha reserva de "posts" futuros tem aumentado em vez de diminuir. Isto, não abona em grande favor do conceito de "basta a cada dia seu mal..."
Quero voltar ao tempo do primeiro mês, em que a cada dia tinha o que escrevia e nada mais.

Boa publicidade

Ontem reparei que, ao pesquisar no motor de busca Google, e escrever, “amante de alcatra”, o que aparece como frase do blogue, é o que considero ser a frase mais importante alguma vez dita, e que fiz questão de transcrever para o cabeçalho deste blog.
A primeira impressão de quem lê, é exactamente a que eu gostaria que tivessem.
Se fosse de propósito, nunca conseguiria…

Mártires

"E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito."
Actos 7:59
A fé, logo de início, provocou inimizades no meio dos que não a aceitavam.
A resposta destes era, inflingir com sofrimento, o corpo dos fiéis, chamados mártires, porque anunciavam a fé.

Tentarei trazer algumas histórias de mártires, que serão de inspiração às nossas vidas. Aprender com pessoas que, como lemos em Hebreus:
"Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos... Homens dos quais o mundo não era digno..."
Hebreus 11:33-34, 38 a

Exemplos, estes, do Velho Testamento, que mesmo sem ter visto o cumprimento da promessa, mantiveram-se firmes a ela.

Altruísmo

Queremos ser grandes?
Rejeitamos esta ideia inspirados por uma alma humilde. A tentação também vem revestida pela prosperidade da grandeza.
Queremos ser humildes. Essa é a verdadeira nobreza.
Queremos ser humildes, porque depois, seremos exaltados.
De facto, então, não queremos ser humildes, queremos ser grandes.
Deus, usou-se do nosso egoísmo para nos chamar para si.

“Pois qual é o maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.”
Lucas 22:27

Jesus, é maior e único exemplo de verdadeiro altruísmo.

Para que se faça justiça à origem deste "post".

quinta-feira, maio 05, 2005

Tentação

Sofro a forte tentação de pegar em 10 livros, ler a contracapa introdutória e falar de cada um deles como se os tivesse lido.

Concordo

- Eu concordo!
- Está na Bíblia (devias mesmo concordar...)
- Mas eu concordo com isso!

Teremos nós, Cristãos, a prerrogativa de questionar a opinião da Bíblia?

Despojos de guerra

"Tomando-os, pois, Nebuzaradã, capitão da guarda, os trouxe ao rei da Babilónia, a Ribla."
Jeremias 52:26

A maior prova de vitória sobre um povo, é o rapto do que lhes é mais importante. No caso do povo de Israel, eram os utensílios do templo.
No entanto, o povo era desobediente ao Senhor.

Adoravam a Deus, ou ao templo?

Jeremias 52

quarta-feira, maio 04, 2005

Louvor e gratidão

"Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos."
Job 42: 5

Agora, certamente para o meu amigo, avô do Steven, Deus é reafirmadamente o Deus que cura. Vemos com certeza, Deus na Sua grandiosa obra.
Engrandecido seja o nome do Senhor!

Mais uma vez a Igreja

Lemos acerca de uma nova reforma, lemos acerca de novos paradigmas para a igreja.
O grande argumento a favor é o crescimento exponencial que alguns deles têm.
Curioso é, que Jesus nunca elogiou uma igreja pela sua dimensão física.
E se o exemplo a seguir fosse uma igreja pequena, que aos nossos olhos tem uma estratégia pouco focada "nos propósitos...?"

Continuo, a reforma proposta por todos é uma reforma da forma (tal como o nome implica).
Creio que não precisamos de mais formas, a forma é que nos tem matado.
A mudança que precisamos vem do interior, e continuem com a mesma forma se quiserem.
Somos comparados ao povo de Israel, precisamos da circuncisão do coração.

Um missionário disse: "nós não estamos habituados ao crescimento natural da igreja... Eles fazem a sua parte, nós não fazemos a nossa parte..."

Orações

Dois diálogos estão à minha disposição, ambos me interessam, no entanto, não consigo assimilar bem os dois.

Ainda bem que não sou o ente divino.

Se calhar é a minha cara

Os técnicos de vendas do "Círculo de Leitores" não me abordam para convencimento do seu produto.
Alegro-me pela falta de incómodo, mas agora começo-me a questionar: Porque será?

Comunhão

Koinonia é a palavra grega que a significa, na música a definição é ainda mais acurada:

"Aqui tudo é comum
O rir e o prantear;
Em Cristo somos todos uma
No gozo e no lidar."

Terceira estrofe do hino número 379 do Cantor Cristão

terça-feira, maio 03, 2005

Lamento e esperança

Junto a minha voz e oração ao Nuno.
Nestas alturas, resta-nos pedir a Deus para que faça a Sua vontade!
O Steven tem 12 anos e creio que deviamos orar a Deus por ele.

Viver no espírito

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”
Gálatas 5: 24-25

Ainda descobrindo o que é viver no Espírito, uma coisa sei, não é viver alienado da vida física. Não promovo o dualismo grego.
Quem vive no Espírito, também vive na esfera do material. Por isso, viver na carne não será apenas viver no material.
Não são conceitos que se afiram pela praxis do indivíduo, mas por algo mais.
Eu diria que, pelo coração, ou então pela motivação intrínseca de cada um.

“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.”
Mateus 5:20

Nomes de Deus

Numa língua, os verbos mais irregulares são os mais utilizados (exemplo: verbo Ser).
Demonstrando assim, uma maior riqueza de experiência na aplicação desses significados.
Quanto mais nos reportamos a um conceito, mais formas de o definir temos, mais rico é o seu significado.

O Povo de Deus, chamou o Senhor de inúmeras formas.
Isto diz-nos que o Senhor vivia no centro da vida alguns deles, cada experiência passada com Deus era razão para lhe atribuir um nome (que não mudava a Sua essência, nem era um nova concepção dEle, nem mostra que Deus era quem eles quizessem) que significasse o que se passou entre o povo e Deus.

Nós, hoje apenas O chamamos de Deus.
Qual é a intervenção que Ele tem nas nossas vidas? Qual o Seu significado?



P.S.- Esta, não é uma alusão a que toda a forma de deus seja Deus. Não é uma alusão a que possamos chamar de Deus, de buda ou krishna, ou um dos deuses do hinduísmo, etc.
Cada vivência com Deus, leva-nos a perceber melhor a Sua natureza.

segunda-feira, maio 02, 2005

A fé pode ser entendida como “aquilo que accionamos em situações onde se requer uma acção divina sobrenatural; é aquilo a que recorremos quando se esgotam nossos recursos.”

Cada vez mais, cremos ser, seres mais satisfeitos, mais concretizadores, menos dependentes.

Suponhamos que não teríamos necessidades, que a tecnologia suprisse todas as nossas faltas, que todas as doenças tivessem cura, será que teríamos fé à luz desta definição?

Muito facilmente podemos enganar as nossas mentes dizendo que não nos falta nada.
Ricardo Barbosa de Souza, fala desta temática.

Em Hebreus lemos que sem fé é impossível agradar a Deus, não, que é impossível fazer milagres.

Somos levados a crer que mais do que conseguir algum benefício com a fé, ela leva-nos a sermos agradáveis a Deus.

Nenhuma tecnologia conceder-nos-ia tal conquista.

Tendência

Tenho uma tendência natural para ter apenas um “username” e um código para tudo em que me inscrevo e que disso necessita.
Será que o meu monoteísmo também se reflecte nisto?

Liberdade

Depois do sofrimento, os que antes eram heróis, agora estão a colocar-se em lugar de negociadores e até ditadores do povo.
Concordo com o Barnabé, a liberdade religiosa não é assim conseguida.
No entanto, creio que, o que o clero de Timor Leste está a fazer, pouca diferença tem, das prerrogativas que tem parte do nosso povo ao pensar que pode matar uma criança no seu ventre.
Quem não lhes permite fazer isso, não é pela "liberdade".
Liberdade de quem?

Talvez o Clero de Dilli diga o mesmo que o nosso povo…

domingo, maio 01, 2005

Responsability

"With great power, comes great responsability."
Spider Man

Axiomas da predestinação

- Deus é o Senhor da história.

- Deus quer que todos os homens se salvem.

- O Reino de Deus cresce, independentemente da vontade humana.

- A salvação do homem, acontece por directa acção de Deus.

- O homem tem poder de escolha, logo, é responsabilizado pelas escolhas que faz.

- Deus predestina para salvação, e elege para a santidade

- O instrumento usado por Deus para esta acção é a Sua presciência.

A questão que divide as opiniões, é se Deus apenas constata quem será salvo, ou se Ele de facto, escolhe os que se salvam.

Predestinação

Não compete ao homem saber os propósitos e motivos das escolhas do plano traçado pelo Altíssimo.
Compete, sim, obedecer às Suas ordenanças, e deixar os mistérios para a eternidade.

Comércio

Um relacionamento mercantilista com Deus, levar-nos-há a negociar com outra pessoa.
Nós não somos consumidores, nem Deus é comerciante.
Jeremias 43: 15-19

Os quadros

A sala tem dois quadros na parede.
Um deles é representativo da pessoa de Jesus, outro, do lado oposto, é representativo da virgem.
Congratulo-me quando reparo que a frente da sala é onde está o primeiro quadro.
Afinal, ainda existe algum senso de prioridade.