quarta-feira, novembro 05, 2025

A importância da Igreja I

 Dos assuntos menos compreendidos, desvalorizados e relativizados que, na atualidade vivemos no seio do cristianismo, é a importância da igreja.

É dos assuntos menos compreendidos porque é pouco estudado, pouco ensinado e pouco pregado. Na mente de alguns, a igreja é aquele lugar onde nos encontramos com pessoas cristãs, sempre que temos disponibilidade, e que serve para nos animar para mais uma semana. O ir à igreja, neste caso, é opcional. 

Porque não compreendemos bem o que é a igreja outro erro que cometemos é cada um de nós "criar" a sua própria “igreja”, durante a semana com os irmãos com quem temos mais proximidade. Neste caso, verifica-se que a dimensão da igreja espalhada, durante a semana, é assumidamente mais enfatizada do que a igreja congregada. 

Este é dos assuntos mais desvalorizados pelos cristãos, nos nossos dias. A palavra “desvalorizada” deve ser explicada. Não quer dizer necessariamente que as pessoas repudiem ou não gostem dos irmãos da sua igreja. Com “desvalorizada” quero dizer que ela não ocupa um lugar primordial na nossa fé. Valorizamos mais outras expressões da nossa fé, principalmente as que são individuais em detrimento das comunitárias. "Desvalorizar" significa que, cada pessoa, à sua maneira, tem a sua própria opinião acerca da igreja. Quase nenhuma das ideias que temos acerca da igreja são baseadas na Bíblia.  

A realidade torna-se ainda mais clara quando comparamos a importância que damos à igreja com outras áreas da nossa vida. O nosso compromisso com o nosso trabalho, com a nossa carreira, com a nossa saúde é, muitas vezes superior em termos de prioridade à igreja. Isto acontece também porque não entendermos corretamente o que é a igreja.

Finalmente, a igreja é um dos assuntos na teologia mais relativizados na atualidade. Falei um pouco sobre isso acima. Cada um tem a sua opinião sobre o que é a igreja. Cada um acha que a igreja deveria ser isto ou aquilo, mas no fundo, nenhum crê convictamente que a igreja só pode ser uma coisa ou outra. Cada um faz como quiser. 

Há uma confusão muito grande de termos. alguns exemplos são: a igreja universal e a igreja local, governo de igreja, disciplina da igreja, vida da igreja e discipulado na igreja. Nestes casos, a nossa opinião depende muitas vezes da nossa conveniência. 

Nós, cristãos que desejam obedecer a Deus, não cremos assim. Nós cremos que a igreja é uma pedra preciosa que encontramos nas páginas das nossas Bíblias! Ela é parte importante do maravilhoso plano de Deus para todas as coisas e para a Sua Glória eterna. Ela é central no relacionamento entre Deus e o homem, onde vemos a Sua Redenção e salvação de todos os que crerem no Nome do Senhor Jesus.

A igreja é central para a vida cristã, nesta vida e na próxima!

É muito claro, portanto, que o mundo tem feito o seu estrago no cristianismo através da nossa falta de conhecimento da natureza da igreja. Este enfraquecimento só pode ser obra do inimigo.

Sem comentários: