domingo, fevereiro 28, 2010

Este é capaz e ser o maior post que escrevi desde que recomecei a escrever.

"Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos"
Actos 2:43

Não vou falar das maravilhas que se faziam e agora não se fazem, não vou falar dos dons que uns dizem que já não existem, e outros dizem que ainda existem, não vou falar de termos igrejas com duzentos, mil ou vinte mil membros e disso ser um sinal de espiritualidade ou não nas nossas vidas.

Escolhi este versículo apenas como um marcador duma série de versículos que servem para ver como a Igreja pode ser algo, literalmente, do outro mundo.

Tanto é assim, que lemos o início do livro de "Actos dos Apóstolos" e aos nossos olhos, a realidade ali descrita, parece-nos algo distante, fabulosa (vindo de fábula), incrível (vindo de impossível de acreditar que aconteceu).

Na igreja não haviam departamentos de jovens, nem de senhoras, nem de adultos, nem EBD (a saber, Escola Bíblica Dominical), nem de sociabilidade. Curiosamente, hoje existem, e a nossa argumentação é que estamos actualmente mais organizados. Se estamos mais organizados, isso não se deveria verificar nas nossas vidas eclesiásticas?

Voltando a Actos, se não haviam departamentos, obviamente, também não haviam actividades, pelo menos actividades oficiais.
Mas não nos enganemos, havia muita actividade. Actividade é muito diferente de actividades. e não haviam actividades porque havia actividade.

Confuso?

Temos actividades combinadas, planeadas, programadas, porque na informalidade, no dia-a-dia, de segunda a sábado, na nossa sala de estar, pura e simplesmente, não há actividade alguma.

Não sei (querendo dizer que quase que aposto que sim) se as nossas actividades organizadas não serão a própria razão pela qual Deus não cria actividade nas nossas vidas.

Como ouvi há uns tempos atrás, "Em cada alma havia temor..." é o arranque para a actividade. e é exactamente isto que nos falta.

Sem comentários: