quinta-feira, março 03, 2011

Culpa

Numa onda de tolerância barata e de relações internacionais, ecuménicas e inter-culturais, em que o que importa é que não se fira ninguém, nem que seja por dizer a verdade, o senhor Ratzinger decidiu (como se fosse sua prerrogativa) que os Judeus não tiveram culpa na morte de Cristo.

Se esta não é sua prerrogativa, também não é minha, mas eu digo o contrário, alargo a culpa da morte de Cristo a todos nós.

2 comentários:

Miguel Barcelos disse...

Concordo plenamente contigo Ismael. Não quero falar sem conhecimento de causa porque não estava ocorrente dessa notícia, mas imagino sem demasiado esforço mental que, na perspectiva de Roma, os Romanos estão ilibados de qualquer culpa porque, afinal, são a igreja de Cristo e a igreja não mata o seu Senhor. Os Judeus são o alvo mais fácil quando se trata de sacudir a água do capote e de atirar as culpas na outra direcção. O anti-semitismo revelou-se ao longo da história e muito provavelmente está longe de acabar. A "onda de tolerância barata" é tão somente atentado à diplomacia mas, se Cristo de facto morreu e ninguém tem culpa então porque morreu?

Ismael disse...

Exacto!