domingo, novembro 13, 2011

A nossa glória

"Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor."
I Coríntios 1:30-31

terça-feira, novembro 08, 2011

...a pensar alto... (mal escrito, sem grande estrutura)

A Lei nunca serviu para o homem e chegar a Deus. Antes, era o padrão de Deus e o caminho da perfeição, que revelava a imperfeição e o pecado do homem (Romanos 3:20). O povo Judeu reconciliava-se com Deus através dos sacrifícios de arrependimento, nunca através do cumprimento da lei. Isso era impossível.

De igual forma, a reconciliação com Deus, hoje, acontece por Cristo, nunca pelas obras de lei, pelo seu cumprimento ou não. Logo, o cumprimento da lei, não é o factor decisivo para a reconciliação com o Senhor. Não são os actos de pecado que nos separam de Deus, é a nossa condição original. O actos de pecado são a consequência deste estado.

Em Romanos 6:1, logo surge a pergunta, então podemos pecar à vontade, porque não é a lei que nos salva…

Não, porque a graça de Cristo e a fé nEle, dão-nos nova vida. A Cruz torna-se o motor da nossa caminhada. Obedecemos não para manter ou conseguir algo, mas obedecemos (com uma força, determinação e vontade maior do que alguma vez tivemos, porque é Deus quem opera essa transformação em nós).

Confesso o meu cansaço nos protagonismos disfarçados de espiritualidade, no enaltecer da nossa obra, no "quanto mais fizermos mais vamos receber...".