segunda-feira, março 14, 2005

Neemias 1-2

"E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."
Neemias 1: 4 b
Será que nos comovemos com a realidade?
Realidade esta que conhecemos. Sabemos que existem pessoas a sofrer, sabemos que os nossos vizinhos poderão ser infelizes, sabemos que existem famílias que são chamadas de famílias apenas porque vivem na mesma casa, sabemos que existem membros de igreja que não conhecem minimamente o Senhor e também que existem igrejas que não vivem de acordo com a vontade de Deus.
A questão não é se conhecemos a realidade, a questão é se nos comovemos com esta realidade.
Temos corações duros, olhos colados, não vemos nem sentimos o que nos rodeia, não choramos o nosso pecado. Se o fizéssemos teriamos que dizer como Neemias: "E faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra Ti; também eu e a casa de meu pai pecamos."
A realidade é que quando nos comovemos percebemos que o mundo está como está, também porque nós pecámos contra o Senhor. O pecado não é só "dos outros", é nosso também.
O nosso arrependimento deverá levar ao serviço.
"Vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio."
Neemias 2:17 b
Mesmo assim, o nosso serviço não deve ser baseado nos nossos prossupostos, nem nos nossos sentimentos, nem apenas no nosso arrependimento.
O desafio que Neemias propôs ao povo era baseado na obra de Deus na sua vida. Devemos servir ao Senhor porque "Deus nos é favorável", como reacção à Sua obra nas nossas vidas.
Esta convicção é que nos fará ultrapassar Sambalates e Tobias e Geséns. Estarmos do lado de Deus é fundamental para que ultrapassemos os obstáculos que se nos deparam. Devemos por isso pedir ao Senhor que nos ajude a ultrapassarmos as dificuldades, mas também não sermos dificuldade para outros.

"O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós seus servos, nos levantaremos e edificaremos:"
Neemias 2:20 a

"Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo"
Filipenses 1: 6

Mais do que a nossa comoção, mais do que o nosso arrependimento, que são, elementos fundamentais para servirmos ao Senhor, o nosso serviço é sustentado porque Deus é connosco, mas acima de tudo porque é Ele quem faz a obra.
Não podemos nos ficar apenas com o choro e com o arrependimento, devemos nos juntar a Deus na Sua obra, e deixar que seja Ele a fazer o que precisa ser feito.
Em tempos maus, de destruição, de desespero, é necessário que nos apresentemos perante Deus para servirmos, para reconstruirmos, para sermos sal e luz no mundo!
Este é um desafio para que todos se preparem para a reconstrução dos muros.

Sem comentários: