sexta-feira, janeiro 04, 2008

Tenham lá paciência para ler os dois capítulos e o post que desta vez é grandinho...

Jeremias 28 - 29

"Assim fala o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel dizendo: Quebrei o jugo do rei da Babilónia."
28: 2

"Assim diz o Senhor dos Exércitos... Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto."
29: 4-5

Podia, facilmente, falar de como é comum usarmos o "assim diz o Senhor" para nosso proveito. Profetas de bolso, há-os com grande abundância... Mas não o vou fazer.

O Senhor tem uma mensagem pouco esperada para o seu povo exilado. Pouco esperada para quem vê Deus apenas como aquele tem o dever de nos fazer as vontades, de dar-nos coisas boas e fazer-nos sentir confortáveis.

Este povo, fora de casa, o que menos queria era continuar longe do lar. O falso profeta, aproveita o ensejo e granjeia ouvintes ao prometer libertação.
"No fundo, Deus é um deus de lógica... para quê perguntar, ou parar para ouvir? O senso comum diz-nos o que queremos e o que queremos terá que ser o que Deus quer... Que mais quererá Deus senão libertar-nos." - raciocina o popular pregador.

O Evangelho significa boas notícias, mas não propriamente notícias confortáveis, ou então o "bom" de que trata não terá que ser necessariamente o nosso esperado "bom". O evangelho não serve para cumprir caprichos de ninguém, nem para fazer as vontadinhas a meninos nenhuns.

O falso profeta acabou por morrer tristemente.

Porquê? Porque não a libertação?
O exílio era castigo. Castigo pela infidelidade, pelo esquecimento, pelo pecado. Um castigo tem propriedades pedagógicas, só é útil se nos ensina alguma coisa.
O povo, pelos vistos, já tinha esquecido a razão de estar ali.
O povo, como uma criança qualquer fechada no seu quarto de castigo, já só pensava na sua miséria, e no "agora", e que o "agora" doía, e era isso que interessava para eles. Amuava. Nem lhes passava pala mente a razão de estarem ali.

Deus decidiu não os libertar. A vara tem que tocar no lombo para ensinar alguma coisa. E a vara ainda estava a caminho do povo. Mas não só... Deus quiz ensinar outra coisa ao povo.

Onde Deus quer que vivamos não é onde não estamos, não é onde supostamente deveríamos estar se isto ou aquilo não tivesse acontecedo. Deus quer que vivamos onde estamos.

Onde estamos é a terra prometida

Sem comentários: