sábado, março 13, 2010

prova de Deus

Em relação às práticas do povo...

"Se acontecer que teu filho no tempo futuro te pergunte, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egipto, da casa da servidão. Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogénitos na terra do Egipto, desde o primogénito do homem até ao primogénito dos animais; por isso, eu sacrifico ao Senhor os machos de tudo o que abre a madre; porém, a todo primogénito de meus filhos, eu resgato."
Êxodo 13: 14-15

O me que faz pensar ainda mais é que, no relato, o Senhor disse que Ele mesmo iria endurecer o coração do Faraó, e Ele o faria para Sua glória.

É esta centralidade na Sua pessoa, um tipo de egoísmo exacerbado que Deus tem por Si mesmo e que na nossa mente para além de criar muitas questões poderá apenas levar a uma de duas reacções:

Acusarmos Deus de ser injusto e tirano. Obviamente, esta acusação é feita de acordo com os nossos parâmetros de justiça e tirania.

Ou...

Reconhecermos que Ele é Deus soberano, que Ele não partilha a Sua glória, e que os Seus caminhos são muito mais altos que os nossos. Daí, a nossa incompreensão resultar em silêncio reverente.

Sem comentários: