quarta-feira, março 30, 2005

O desespero

O desespero de ver erros ortográficos numa obra de arte como é este blog, em que milhões param para ler, e não poder entrar para corrigir estes mesmos erros, porque sempre que tento, leio assim quando lá chego:
"Error
We apologize for the inconvenience, but we are unable to process your request at this time. Our engineers have been notified of this problem and will work to resolve it."

É de ir às lágrimas.

Aproveito o ensejo, para pedir as minhas mais sinceras desculpas pelas enormes calinadas que frequêntemente dou.
A intenção do autor é sempre a melhor, mas a sua consecução nem sempre é a mais feliz.
Dallas Willard diz que precisamos de conceder aos outros muita misericórdia. É isto que peço…
Pelos vistos tenho uma relação estranha não só com a leitura, mas também com a escrita...
Correcções feitas, creio que já emprestei um mínimo de dignidade a este espaço.
Bem hajam!

terça-feira, março 29, 2005

A nossa condição

Recomendo a leitura da obra de Coménius. Não que a tenha lido integralmente, apenas li a sua obra, "Didáctica Magna". Altamente recomendável.
Ele via o mundo (em "Labirinto do mundo, paraíso do coração") composto por pessoas que em público usavam sempre máscaras, uma grande segregação social, os poderes políticos sem vontade de mudança, a religião estava presa a questões insignificantes, vivendo numa hipocrisia constante. Na decepção desta realidade, ele encontra Cristo, lá, em Cristo ele encontra o paraíso.
Apesar do ambiente, a paz é sempre possível para os que a buscam no lugar certo.
Já o inevitável (para este blog) Blaise Pascal disse:
"Imaginemos uma porção de homens presos e condenados à morte, sendo uns degolados diáriamente à vista dos outros, o restante vendo sua própria condição reflectida na dos semelhantes, e todos uns aos outros com tristeza e sem esperança à espera da sua vez. Eis a imagem da condição humana."

Leitura

Tal como o meu amigo Tiago, também tenho uma relação estranha com a leitura. Este é um mundo em que por vezes penso que nele entrei tal qual um caloiro, porém, na maioria das vezes chego mesmo à conclusão de que ainda nem cheguei aos átrios deste mundo.
Esta é a razão que explica o facto de todas as citações que tenho feito do senhor Pascal encontrarem-se no início do seu livro de pensamentos...

sexta-feira, março 25, 2005

Páscoa

"Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos."
Lucas 23:28 b

"Então Jesus clamou em alta voz: Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto expirou."
Lucas 23:46

Silêncio

É verdade que tenho estado silencioso. O silêncio nem sempre é sinal de morte.
Digam-no pessoas como Job ou como Jesus que passaram os momentos mais significativos das suas vidas a lidar com o silêncio.
Bem, no meu caso nem sempre é assim. O meu silêncio é sinal de alguma coisa que não está a correr como deveria estar.
Por isso, os milhões de leitores dos meus pensamentos terão que me perdoar por estes momentos ocasionais.

sexta-feira, março 18, 2005

"Faltou-te só um bocadinho assim..."

"... Fortaltecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o Senhor."
Jeremias 9:3b

De facto, o Homem é incapaz de não crescer.
Crescemos sempre. se não crescemos para o bem, crescemos para o mal.
Esta é a escolha mais importante da nossa vida e segundo Pascal, é uma escolha inevitável.
Eu concordo.

quinta-feira, março 17, 2005

Afinal há esperança

Hoje ao ver a situação do meu blog, rejubilei.
Afinal não sou eu a única pessoa a ler o meu blog!!
Já tenho comentários a dois posts!
Obrigado Carla. Este post é completamente dedicado a ti!!

terça-feira, março 15, 2005

Aristóteles

Quem sabia das coisas com propriedade disse: "Pelos frutos os conhecereis"
Todo o cristão dá bom fruto, quem não dá bom fruto não é Cristão.

Cumprimento trocado

Já não poucas vezes, deparei-me a acenar a certa pessoa, que ao aproximar-me dela, não me reconheceu. Confesso que este sentimento é deveras embaraçoso para quem o passa.
A questão é abordada por Jesus no evangelho segundo Mateus 7: 23, a questão não é, muitas vezes, se assumimos ou não reconhecer o Senhor, a questão está em saber se Ele nos conhece a nós, ou não.

segunda-feira, março 14, 2005

Neemias 1-2

"E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."
Neemias 1: 4 b
Será que nos comovemos com a realidade?
Realidade esta que conhecemos. Sabemos que existem pessoas a sofrer, sabemos que os nossos vizinhos poderão ser infelizes, sabemos que existem famílias que são chamadas de famílias apenas porque vivem na mesma casa, sabemos que existem membros de igreja que não conhecem minimamente o Senhor e também que existem igrejas que não vivem de acordo com a vontade de Deus.
A questão não é se conhecemos a realidade, a questão é se nos comovemos com esta realidade.
Temos corações duros, olhos colados, não vemos nem sentimos o que nos rodeia, não choramos o nosso pecado. Se o fizéssemos teriamos que dizer como Neemias: "E faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra Ti; também eu e a casa de meu pai pecamos."
A realidade é que quando nos comovemos percebemos que o mundo está como está, também porque nós pecámos contra o Senhor. O pecado não é só "dos outros", é nosso também.
O nosso arrependimento deverá levar ao serviço.
"Vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio."
Neemias 2:17 b
Mesmo assim, o nosso serviço não deve ser baseado nos nossos prossupostos, nem nos nossos sentimentos, nem apenas no nosso arrependimento.
O desafio que Neemias propôs ao povo era baseado na obra de Deus na sua vida. Devemos servir ao Senhor porque "Deus nos é favorável", como reacção à Sua obra nas nossas vidas.
Esta convicção é que nos fará ultrapassar Sambalates e Tobias e Geséns. Estarmos do lado de Deus é fundamental para que ultrapassemos os obstáculos que se nos deparam. Devemos por isso pedir ao Senhor que nos ajude a ultrapassarmos as dificuldades, mas também não sermos dificuldade para outros.

"O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós seus servos, nos levantaremos e edificaremos:"
Neemias 2:20 a

"Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo"
Filipenses 1: 6

Mais do que a nossa comoção, mais do que o nosso arrependimento, que são, elementos fundamentais para servirmos ao Senhor, o nosso serviço é sustentado porque Deus é connosco, mas acima de tudo porque é Ele quem faz a obra.
Não podemos nos ficar apenas com o choro e com o arrependimento, devemos nos juntar a Deus na Sua obra, e deixar que seja Ele a fazer o que precisa ser feito.
Em tempos maus, de destruição, de desespero, é necessário que nos apresentemos perante Deus para servirmos, para reconstruirmos, para sermos sal e luz no mundo!
Este é um desafio para que todos se preparem para a reconstrução dos muros.

Blaise Pascal

Depois de uma vida extremamente sofrida, acometida com várias enfermidades, depois de se desviar da fé, de experimentar muitas sensações as quais, de facto o fizeram nada mais do que voltar à fé, depois de entregar-se à caridade, ao jejum, à contemplação de Deus, Blaise Pascal vê o dia do seu falecimento chegar perto.
Nesse dia, e momentos antes de falecer, as suas últimas palavras foram: "O Senhor jamais me abandonará."
Fazem falta frases destas. Frases destas que sejam sinceras, que venham de uma vida verdadeiramente devotada a Deus, que vêm de uma vida que nada mais demonstra senão submissão em todas as circunstâncias à vontade de Deus, que vêm de uma vida que mais importante que tudo é cumprir o propósito de Deus.

sexta-feira, março 11, 2005

A pior situação

"Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem por mim, por causa do seu mal."
Jeremias 11: 14
Quando não há esperança de um retorno, essa é a pior situação.

quinta-feira, março 10, 2005

Natação

O meu amigo Tiago diz:
"Eu não nado fora de pé, porque o pecado é profundo..."

Marcante

Hoje conversei com um amigo, um verdadeiro amigo.
Algumas frases que me fizeram estremecer:
"Isso faz parte da estratégia do inimigo...."
"Vai ser revelado na pior altura da pior forma...", "vai fazer-te cair..."
Penso que o pecado é o anzol que o inimigo tem preso às nossas vidas, quando ele quer, puxa por ele e nós vamos atrás.
Lucas 8: 28 "Que tenho eu contigo?"
Se fosse conosco será que nos convidariam para tomar chá?

O professor II

Pela segunda vez desde que iniciou a vida deste blog, cito a mesma pessoa, W. A. Tozer. Há uma explicação muito clara para isto, eu tenho estado a ler um livro dele...
Ele faz uma observação pertinaz, que creio eu toca a muito boa gente:
"Provavelmente o problema mais irritante enfrentado pelos cristãos ocidentais de hoje seja o de encontrar um lugar para estacionar seua automóveis bem polidos, que os transportaram, com todo o conforto até à casa de Deus."

Hoje vou começar a ler Blaise Pascal. Aguentem-se...

quarta-feira, março 09, 2005

A força que não tenho

"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças,sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."
Isaías 40: 31

Por vezes oiço de vidas de grandes heróis da fé que caminhavam quantidades gigantescas de quilómetros, que lideravam inúmeras igrejas, que pregavam vezes sem conta durante um dia. E penso que nunca conseguirei chegar lá, se, quando prego num domingo duas vezes, na segunda-feira, estou de rastos.
De facto, é o Senhor quem dá a força, é um milagre de Deus na vida de quem o serve, é o Senhor quem capacita quando dEle necessitamos. Este é o testemunho que tenho ouvido destes grandes heróis da fé!
Um dia, talvez um dia Deus me fará ter esta força, se eu a buscar e se O servir. Sei que vai acontecer! Então serei também uma das pessoas que vai ensinar isto a outros.

terça-feira, março 08, 2005

Pedidos de desculpas

Esta coisa de se ser um niovato na blogosfera (mesmo que ninguém me leia) tens os seus inconvenientes!
No post anterior disse que queria ser um domiciano. Errei, quero ser um Dominicano! Os dominicanos é que eram chamados de "cães de guarda de Deus."
Parece que sou perfeito mas não sou! Não acreditem!

Domicianos

Eram chamados "os cães de guarda de Deus". O meu sonho é ser um domiciano.

Síndroma de Marta

Em conversa com um líder cristão proeminente, oiço o seguinte comentário: "para as pessoas nas nossas igrejas, aquele que se demora na Palavra de Deus, não trabalha."
Triste realidade esta nossa...

Uma clarificação II

Após conversa com a senhora que manda no meu coração, decidi fazer uma correcção na clarificação feita anteriormente.
Eu tenho uma namorada que é minha noiva! Já sou noivo! Para um rapaz como eu, esta alteração de estatuto não faz uma diferença muito grande, mas pelos vistos, para o sexo oposto a diferença é abismal!

segunda-feira, março 07, 2005

Uma clarificação!

Quero que saibam que tenho namorada! De facto ela tem sido um grande factor para a minha felicidade! não seria justo dar-me a conhecer sem falar nela!!

P.S. Fico contente de já estar a escrever mais do que um dia! Grande vitória!

Segunda - Feira

Segunda - Feira para mim é o dia mais cansativo da semana! Ainda estou a tentar habituar-me à recuperação do fim de semana!
Creio que este será uma luta para toda a vida! Deus me ajude!

sexta-feira, março 04, 2005

O primeiro professor

A. W. Tozer diz:
"O que mais faríamos com a palavra de Deus, se não obedecê-la?"

O caloiro

Fiz a maior asneira da minha vida! Comecei um blog, e sei que muito provavelmente vou parar de escrever nele daqui a uma semana.