Justificação
pela fé
Para falar de justificação pela fé de
acordo com Vermigli, precisamos de falar de teólogos anteriores a ele. Uma
destas pessoas foi o Cardeal Gasparo Contarini, “Ninguém está mais identificado
com o movimento reformista italiano do século XVI do que o senador veneziano
que se tornou cardeal, Gasparo Contarini (1483-1542).” [1]
Contarini é importante porque recebe
influência dos escritos de Lutero e começa a pregar a doutrina Luterana,
nomeadamente, a justificação pela fé. Contarini também lidera uma comissão para
a reforma dentro da igreja, “Consilium de emendanda Ecclesia”. A sua
visão era que a reforma precisava acontecer dentro da igreja. No entanto,
Contarini não era um reformador pleno, mantendo ele, muita da doutrina católica
Romana. Contarini inicia um movimento, dentro da igreja chamado de “Spirituali”.
Vermigli vem a trabalhar debaixo da sua liderança, como acessor teológico para
a “Consilium de emendanda Ecclesia”. Sendo assim, vemos em Contarini uma
primeira influência na vida de Vermigli para a doutrina da Justificação pela
fé.[2]
Outra influência de Vermigli é Juan de
Valdés. “Se Contarini representa o embaixador público da reforma italiana, Juan
de Valdés foi o seu conselheiro espiritual privado. Embora Vermigli nunca
mencione o nome do espanhol Valdés, não há dúvida de que ele exerceu uma
influência teológica decisiva sobre o agostiniano italiano.”[3]
Quando Vermigli sai de itália já tem uma teologia reformada muito bem
“maturada”…[4]
“A doutrina da justificação pela fé somente,
foi o ponto de viragem decisivo na vida de Vermigli. Não se pode entender
completamente Vermigli sem “sola fide”, nem, podem os estudiosos
modernos entender completamente o desenvolvimento doutrinário do Protestantismo
Reformado sem a devida consideração de Pedro Mártir Vermigli.”[5]
Para Vermigli, fé é: “um assentimento firme
e seguro da mente às palavras de Deus, um assentimento inspirado pelo Espírito
Santo para a salvação dos crentes.”[6]
“A doutrina da justificação apenas pela fé
é crucial para Mártir... Calvino sublinhou o facto de a “sola fide” realçar a
soberania de Deus. Mártir prefere insistir na forma como a generosidade e a
bondade de Deus se manifestam através da justificação apenas pela fé”[7]
[1] James III, “DE
IUSTIFICATIONE,” 106.
[2] James III, “DE
IUSTIFICATIONE,” 106.
[3] James III, “DE
IUSTIFICATIONE,” 123.
[4] James III, “DE
IUSTIFICATIONE,” 158.
[5] James III, “DE
IUSTIFICATIONE.”
[6] Peter Vermigli, Predestination
and Justification : Two Theological Loci, vol. LXVIII of Sixteenth
Century Essays & Studies (Kirksville, Missoury, USA: Truman State
University Press, 2003), 629.
Tradução Deepl
[7] John Patrick donnely, CALVINISM
AND SCHOLASTICISM IN VERMIGLI’S DOCTRINE OF MAN AND GRACE, 1976, 149.
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