quinta-feira, janeiro 15, 2015

Ensinar a ouvir

Continuo a ler o livro de Joel Beeke “Parenting by God's promisses” e desta vez, ele fala sobre a arte de ouvir.
Ouvir é um exercício de humildade. O que faz com que, as dificuldades naturais que temos em sermos bons ouvintes, apenas provam o quão orgulhosos somos.
Coisas como, ouvir já a pensar na resposta, ouvir pensando apenas na nossa situação ou problema são evidencias clara disto mesmo.

Não fugindo do propósito do capítulo, que é ensinar esta arte aos nossos filhos, fica claro que, primeiro temos nós que apreendê-la. Partindo logo para a segunda lição deste processo, percebemos, por isso, que ensinaremos a ouvir aos nossos filhos de formos exemplo para eles neste assunto.

Acima de tudo, ouvir é importante porque a Bíblia diz, e depois porque abraçamos a Bíblia ouvindo-a.

Finalmente, para além de sermos modelos no que toca a ouvir, há uma série de comportamentos de respeito que devemos aos nossos filhos. Tais como, olhar nos olhos, ouvir com atenção o que eles dizem, para o que fazemos para comunicar.

Enquanto lia este capítulo, num café, ouvia, sem ser de propósito, um pai que se queixava da personalidade da sua filha. “não sei a quem é que ela foi buscar aquele génio...” Custa-nos admitir, mas a resposta a esta indagação é a que menos queremos ouvir, e não queremos ouvir, porque não reconhecemos quem somos e as nossas fraquezas.
Os nosso filhos terão grande tendência de ser o que gostamos se lhes ensinarmos o que gostamos e a forma santa de vive. Nada disto vem naturalmente, vem tudo com esforço, tempo e afinco.

Sem comentários: