quinta-feira, janeiro 29, 2015

Águas profundas

Joel Beeke fala em dois capítulos de assuntos que se revelam na adolescência.
Descobrir a vontade de Deus e lidar com a pressão de grupo.
Eu, como pai, ainda estou incrédulo que os meus pequeninos filhos de 3 e 1 anos, irão ter que lidar. no futuro, com esses problemas. A minha incredulidade, no entanto, não afasta nem um milímetro a ceteza do que irá acontecer.
A maior ajuda que os adolescentes terão, e é uma ajuda obrigatória é a dos pais.
Maldito o pai que se esquece disso, que perdoa todos os exageros com a desculpa da "fase complicada", que não reflete, nem investiga a vida do seu filho adolescente, que não o conhece, ou que, conhecendo, não faz nada.
O que tenho aprendido é que, para eu dar esta ajuda, na adolescência, aos meus filhos, preciso começar mal eles nasçam.
A falha vem, quase sempre, daí. A nossa completa falta de discernimento em relação aos problemas que as crianças enfrentam fazem com que pensemos que não há nada a fazer, não há nada a ensinar, "são coisas de criança". Se não ensinarmos no tempo de criança, o adolescente irromperá com questões e dificuldades tão súbitas que vamos, certamente, pensar que se trata de outra pessoa, não o nosso filho.

Não vou, obviamente, traçar todo o ensino que Beeke nos dá, mas vou partilhar os alicerces que, por mais óbvios que sejam, são de extrema importância.

Sem falarmos no exemplo pessoal que deve ser visto em cada pai, ou seja, os filhos esperam ver em cada pai, obediência ao Senhor inegociável e coragem para fazer o que é certo mesmo que implique prejuízo próprio. A oração (primeiro alicerce) deve ser ensinada desde as idades mais tenras. Os nossos filhos devem aprender que Deus responde de inúmeras formas, principalmente pela Sua Palavra e por conselhos de pessoas tementes ao Senhor. Por isso, devemos ensinar os nossos filhos a cuidarem da forma como escolhem as suas amizades.
A segunda área, é a da prática do estudo da Palavra de Deus. O cultivo do culto doméstico, de conversas que falem do que a Bíblia ensina, de educar com bases no que Deus quer ou não de acordo com as Sagradas Escrituras, devem ser a base para educarmos os nossos filhos a conhecerem a Palavra de Deus e a obedecerem as Suas Palavras. O alvo é que os levemos a estudar a Bíblia por eles mesmos.

 A oração e a Bíblia são, com certeza, os nossos maiores aliados nesta tarefa dantesca de ensinar coisas que até a nós nos custaram a aprender. Em alguns casos, ainda agora, lidamos com lutas no que diz respeito ao que o Senhor quer, ou em arranjar coragem para ir contra o que algum grupo de pessoas nos querem levar a fazer.
Que o Senhor nos ajude.   

Sem comentários: