quarta-feira, janeiro 21, 2015

Salmo 18 e 19

Ao ler o Salmo 18 ficamos com a impressão que, ou Davi era um grande gabarolas, ou então era o seu esforço e conquistas que garantiam o seu relacionamento com o Senhor.
Nem uma coisa nem outra. Davi está a louvar ao Senhor, aliás, os Salmos são atos de louvor, em poesia, devocional para Deus.
Os Salmos não são sistemáticos, nem foram escritos para ensinarem de forma organizada Teologia. Antes, são o resultado de orações pessoais dos servos do Senhor.
Os Salmos ajudam-nos a perceber o coração do filho de Deus em tempos de aflição, vitória, incerteza, etc.
O que percebemos é como reagiu o salmista. A inspiração está em que, na fraqueza do escritor, aprendemos a ver Deus em tudo, e a confiar nEle em todas as situações. A inspiração está também em que, nem tudo o que o salmista escreveu, ele percebeu o seu alcance. Ele falou do próprio Messias, e foi citado pelo próprio Jesus, centenas de anos mais tarde.
Quando lemos os Salmos estamos a entrar no coração do servo. Muitas vezes, deveriamos reagir assim ao ler Salmos: "...então é assim que eu deveria lidar com estas situações?", "Se Deus agiu assim com o salmista, Ele pode fazer o mesmo comigo?".

Davi está, nos versos 20 a 27 do salmo 18, aparentemente, a elogiar a sua própria vida, mas, no fundo, ele está é a perceber que há sempre algo que temos a fazer quando servimos a Deus. E isso, ninguém faz por nós.
No entanto, a conclusão a que ele chega é esclarecedora. Nos versos 47 a 50, ele percebe que todo o seu esforço, mesmo que fosse bem sucedido, não valeria de nada, porque é Deus quem dá toda a substância ao que nós chamamos de "nossa parte".
Pensar que o que eu faço tem algum valor, fora de Deus, é uma ridícula sobrevalorização do nada.
Se não fosse assim, o salmista não teria escrito o Salmo seguinte.
"Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me Tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o Teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão."
Salmo 20: 12-13

Pergunto, quem é, então, o motor da santidade do salmista? A sinceridade e a pureza estão dependentes de quem? De Davi, ou do Senhor? 

Sem comentários: