terça-feira, outubro 25, 2005

Teclados e Alfabetos

Ray Charles ensina que a vida é semelhante a tocar piano. Temos todas as notas debaixo dos dedos, basta tocarmos nas teclas certas...
De igual forma, eu digo que, a vida é como escrever. Todos temos o mesmo alfabeto e os mesmos sinais à nossa disposição, basta fazermos as combinações correctas...

A diferença entre um e outro é que Ray Charles ensinou pelo seu próprio exemplo.

2 comentários:

Sara Ascenso disse...

Gostei da comparação da vida com um piano. :)
Então assim, pode-se dizer que há por aí muitos pianos desafinados e poucos são os afinadores.

Dos pianos afinados, alguns são tocados por pianistas equivocados com a sua própria melodia que apenas agrada ao seu ouvido e não ao do Compositor (que neste caso é simultaneamente Compositor e Maestro)... procuram agradar sobretudo a eles próprios ou a algum público específico esquecendo sistematicamente o Maestro ou então pensando que Ele aprova todas as maneiras de tocar desde que isso agrade a maioria do público...Esquecem também a Partitura que Ele lhes deu (até se podem orgulhar de a conhecer muito bem em frente a outros músicos e sabê-la de trás para a frente mas depois não a tocam tal como ela é!).

Na vida como na música, há ainda a hipótese de alguns "pianistas" não tocarem nada por eles e tenderem a imitar interpretações "musicais" de outros, quando as suas próprias interpretações seriam bem mais interessantes...acabam por não desenvolver verdadeiramente o seu valor como "músicos" únicos.

Outros há que tocam bem mas vão-se deixando controlar por outros "maestros" (de carne e osso) que não percebem nada de "música" e vão perdendo musicalidade e beleza no som.

"E assim acontece" lol (conheces este programa?)

Ismael disse...

Conheco o programa. Um comentario destes vindo de uma pianista tem sempre muito mais valor.
Concordo contigo em tudo.
Temos que olhar sempre para a a partitura que Ele da e, ja agora, convinha que tocassemos a musica que esta la escrita.
Nem sempre acontece... continuamos a aprender a tocar piano.