terça-feira, maio 15, 2012

Tenho ouvido uma série de palestras acerca de reavivamento...

Ouço falar acerca de pregação.
Pregação acerca da Lei de Deus. Quando oiço falar de "pregação legalista", penso sempre na pregação que serve para dizer que o nosso trabalho é cumprir esta mesma lei. Numa pregação da vontade do homem, num certo elevar das nossas capacidades. É uma pregação que nos leva a pensarmos que tal façanha é possível. Penso, geralmente, que é uma pregação destituída da graça de Deus.

Mas tenho estado errado. Tom Ascol ensina que a "pregação legalista" tem grande importância.
Mas pregar na Lei de Deus é pregar na Lei mais rigorosa, e intolerante, e zelosa que existe.
É pregar que esta lei é impossível de obedecer de forma impecável, é dizer que somos culpados, é dizer que somos miseráveis, que estamos aquém. Logo, a Lei deve ser pregada com toda a sua exigência, para que a culpa do pecado possa ser revelada às mentes dos ouvintes.

A "pregação legalista" tem que anteceder a pregação acerca de Cristo.
A "pregação legalista" traz grande fome por Cristo.
Cristo, a partir daí, tem que ser pregado como a única salvação para o pecador.
Temos que, a partir daí, elevar a pessoa de Cristo como a solução da condição tão miserável em que nos encontramos depois de sermos colocados frente a frente com a Lei de Deus. Ele é a resposta de Deus para o nosso problema, e Deus oferece-nos essa resposta, passando ela a ser a nossa própria resposta.

No reavivamento a pregação de Palavra toma uma posição de grande evidência.

"Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem."
I Coríntios 1:21

2 comentários:

Miguel Barcelos disse...

Grande Ismael, conheço um grande livro, um verdadeiro clássico, que trata do assunto, de C.F.W. Walter, um eminente professor e um teólogo de grande lucidez, do século XIX. Ainda não o li, apenas alguns excertos e comentários de pessoas que o leram.
O livro chama-se "Law and Gospel" e trata exactamente do correcto balanceamento entre lei e evangelho que deve existir nas pregações dos ministros evangélicos. Abaixo deixo o link para a editora que o distribui. Acredita: é uma boa leitura e a um preço módico.

Um grande abraço, big boss!

http://www.cph.org/p-8987-law-and-gospel-how-to-read-and-apply-the-bible.aspx?SearchTerm=law%20and%20gospel

Ismael disse...

Fixe! vou ver! abração grande amigo!