sábado, julho 02, 2005

Weekend´s Fotolog VII


(Jogatana)
Existe, perto da estação dos Correios de Queluz, mesmo em frente ao restaurante "O Garfo" (este também é um bom sítio para se comer...), estava a dizer, existe uma mesa onde se juntam regularmente grupos de senhores, a maioria deles na sua idade de reforma, para jogarem às cartas.
Sem que eles me conhecessem de lado nenhum, quando fui lá pedir para tirar uma foto, depois de o permitirem, começaram logo a gozar uns com os outros e a incluir-me na brincadeira deles.
Digo que, gostaria de passar parte da minha reforma assim, a jogar à "Sueca" com os meus amigos.
Boa gente esta.



Este episódio fez-me lembrar da minha avó materna, Evangelina, que tinha aprendido a jogar a um jogo de cartas Norte Americano, com os meus tios que tinham emigrado, "Pinocle". Era um jogo de se jogar a três ou a pares, não se jogava apenas com duas pessoas.
Vai-se lá saber porquê, mas eu, infante na altura, comecei a gostar desse jogo. Ia sucessivas vezes a casa da minha avó, e pedia-lhe para ela jogar comigo ao bendito jogo.
Agora a pensar nisso, como deveria ter sido uma criança impertinente na altura...
A minha avó, com a paciência que lhe era característica, inventou uma forma de se jogar a duas pessoas, e assim fazer a vontade ao seu neto. Quebrou, com certeza, algumas regras do jogo, mas lembro-me com muita saudade, de tardes inteiras que eu passava com a minha avó, que, mal eu aparecia, deixava os bordados de lado, que tanto gostava de fazer, para jogar à "Pinocle de dois".

Houve, por isso, algo neste ajuntamento, que me fez recordar esses tempos.
Parece que voltei a ir ter com a minha "vóvó", e passar um bocadinho de tempo com ela.

Sem comentários: