quinta-feira, junho 30, 2005

A escolha

- Se fosse para a América, seria bem aproveitado! - Era algo que ele dizia com muita frequência. Este pequeno homem, marceneiro de ofício, era artista no que fazia. Diziam que como ele, na freguesia, não havia quem fizesse melhor os arados e as cangas para as juntas dos bois.
Era também possuidor de uma mente engenhosa. Um dia, a minha mãe ainda não tinha nascido, ele propôs-se a fazer um berço "à corda". Dava-se corda, e o berço embalava sozinho. A minha avó nem acreditava
- Tás louco Bernardo, agora já se viu alguma coisa dessas? – Mesmo assim, admitia ela, daria muito jeito se uma engenhoca dessas funcionasse.
Roldana mais roldana, corda aqui e ali, e pronto:
- Já podes pôr o bebé no berço, Evangelina! (…) Dou corda aqui e vamos lá a ver… - De facto, o berço funcionava, mas era tão forte o ruído que fazia, que o recém-nascido nem dormia.
Numa outra vez foram uns auscultadores que ele quis fazer. Eram como que um capacete que se enfiava na cabeça das pessoas. Havia uma certa pressão para que todos experimentassem o engenho, de tal forma, que diziam as vizinhas da minha avó, sempre que iam lá a casa:
- Quela (expressão endémica que significa uma interjeição, “Mulher!”), toda a gente que vai a casa da Evangelina, tem que ser coroada…
Era um homem com hábitos caricatos, sempre que começava a comer partia a carcaça (chamado de “papo-seco” nos açores) em quatro partes, e por cada metade da carcaça que partia, elevava o pão e dizia “dominu sté com..”, ou qualquer coisa assim, só sei que era latim, usava o mesmo canivete sempre para tudo o que fazia e servia-se de muito açúcar para adocicar o seu café, tanto que a colher ficava em posição vertical, sem tocar nas paredes da caneca, apenas suportada pela base de açúcar colocada.
Marceneiro era ele, como já disse, era muita a gente que em tempos ia lá para mandar fazer as suas alfaias. Agora, tudo era comprado na cidade, e ele já estava cansado da vida.
Mesmo assim, essa mente engenhosa, de que vos falei há pouco, nem sempre, como todas as mentes engenhosas, era igual às outras mentes. Muitas vezes a minha avó, sua irmã, brigava com ele, porque, ou tinha gasto todo o dinheiro em biscoitos, ou porque tinha falado sem educação a alguém, mas a maioria das vezes era porque trazia um ferro qualquer que encontrava na rua, ou qualquer pedaço de lixo.
- Então Bernardino, o que é que vais fazer com isso? Não vês que isso não presta para nada? – e então vinha a resposta dele, a máxima que serviu para toda a vida deste meu tio Bernardino, - Evangelina, isto pode vir a ser preciso…
Sentava-se depois de comer, sempre que não ia para a sua “tenda”, que era como chamávamos a oficina dele, numa cadeira situada no hall de entrada. Por isso, a primeira pessoa que víamos sempre ao entrar em casa da “vóvó”, era o tio Bernardino de bengala em punho cravada no chão e encostada à barriga.
Quando eram conhecidos os que batiam à porta, ele cantava: “entrai, entrai oh pastores…”. Quando eram desconhecidos ele nem pronunciava palavra.
Regra geral, ele gostava quando íamos brincar para a sua tenda. Gostava mais que fosse o meu irmão do que eu. O meu irmão era mais engenhoso e tinha muito jeito com a madeira. Fazia carrinhos de ladeira, aviões, fazia carroçarias para outros carros telecomandados (com um fio, bem entendido), que ele construía, aproveitando os motores dos carros que abria.
Eu, por outro lado, sempre fui diferente, sempre que chegava à tenda do tio Bernardino, não ficava lá muito tempo, talvez por isso, ele não encontrasse tanto gozo na minha presença quanto na do meu irmão. Chegava lá, e pegava logo numa roda de esferovite, ele tinha lá muitas dessas. Nem sabia donde as tinha arranjado, com certeza era um dos frutos resultantes da sua filosofia de vida; “tudo se aproveita, porque pode vir a ser útil”, aliás, a sua tenda era composta por uma “parafernalia” de objectos sem sentido e de todo o feitio. Uns, percebíamos logo que dali, apenas iriam ficar com mais ferrugem e seriam mais tarde atirados para o lixo, outros, bem, talvez, talvez pudessem vir a ser aproveitados.
De resto, era uma tenda pequenina, com todos os utensílios necessários para a arte do meu tio. Utensílios antigos, nada de modernidades, nada de máquinas, mas eram decerto suficientes. Ia-me esquecendo de dizer o que fazia com a roda de esferovite, é que distraí-me com a descrição da tenda do meu tio.
Eu pegava no rolo de esferovite e cravava lá o máximo de pregos que podia cravar. Depois, ficava a olhar para a bela obra que tinha feito. Era mesmo só isto, não havia intenção nenhuma nesta minha façanha, nem uma intenção estética nem nada. Era simples patetice, depois, ia-me embora para casa…
De vez em quando, aparecia lá um senhor amigo do meu tio, era alcunhado por “Amarromacho”, e fazia a terra a meias. O que a terra produzisse, metade era dele. Ficavam a tarde inteira a conversar, sobre o nada. Quando eu chegava lá, ele perguntava sempre ao “Amarromacho”:
- Olha, queres comprar este rapaz? Ele está à venda - Depois riam-se, eu também me ria.
Ele, era Católico, e nós, Evangélicos. Não sei se foi, mas deve ter sido um choque muito grande para a família da minha mãe aceitar essa realidade. O meu tio, não se consolava, queria que eu fosse Católico.
Várias vezes, falava comigo para que viesse a mudar para a Igreja Católica.
- …Porque toda a gente está lá… porque vocês não têm procissões, nem festas na rua, nem o bodo que dá o pão… - Argumentava ele, na sua apologética.
Admito, que por vezes, claudiquei com os meus oito anos de idade. E dizia à minha mãe:
- Mamã, quero ir para a igreja do Tio Bernardino. - Ao que ela sabiamente respondia: - Enquanto fores pequenino a mãe escolhe por ti, e vais onde a mamã disser, depois, fazes a tua escolha, está bem?

2 comentários:

Avozinha disse...

E que escolheste, amigo?

Ismael disse...

Escolhi o que devia! Escolho todos os dias Cristo.