quinta-feira, junho 02, 2005

O outro filho

O relógio desperta, mais um dia como outro qualquer, são cinco da madrugada. Afazeres? Os mesmos dos outros dias anteriores a este, mungir as vacas, mudá-las para novos pastos, dar-lhes de beber, dar-lhes de comer, ir tratar dos porcos, e depois ir para casa até à hora da tarde. É trabalho que se faz bem, ajuda-me a esquecer, pelo menos ajuda a esquecer o dia da catástrofe! Nem conseguimos tocar no assunto com o pai.De início fazíamo-lo, e ele desatava a chorar, como se fosse uma criança chorava ele. Agora, o trabalho é remédio para toda a doença…
Eu pelo menos fiquei, o outro, um ingrato.
Hoje venho do trabalho para casa, já são 11:00, e já trabalhei cinco horas… Estranho, vejo o empregado do pai a levar consigo o melhor bezerro que temos, será uma festa? O que aconteceu? Talvez uma surpresa para mim… Até era justo, depois deste esforço todo, depois de todos os dias de chuva que passei, por ter ficado e nunca ter pedido nada ao pai. Foi um esforço grande.
“Voltou o teu irmão”, diz-me o mordomo, então a festa é para ele? Não acredito, e eu que fiquei aqui este tempo todo não tenho uma festa?
O que foi que ganhei ao fazer este sacrifício todo?

7 comentários:

framentosII disse...

Gostei, dos penasamentos do "Filho Pródigo" Podes continuar. Fico à espera do primeiro livro.

Anónimo disse...

Como não és fariseu (eu sei muito bem que és açoriano),
em primeiro lugar sentes uma imensa alegria porque “o teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”;
em segundo lugar sempre estiveste com o Pai e ninguém te pode tirar esta experiência e a tua herança (o que é teu é teu).
Para além disto, pelo que sei, a casa do teu Pai é bastante grande e há lugar para muito mais pessoas. Por último, tens de concordar que mais uma mãozinha dá sempre jeito e assim não tens que “mungir as vacas, mudá-las para novos pastos, dar-lhes de beber, dar-lhes de comer e ir tratar dos porcos” sozinho.

(É verdade... não me lembro de ver porcos em casa do teu pai...)

Manuel disse...

Olá Ismael,

Gostei do teu blog.
Obrigado por linkares o meu...
Também já linkei o "amante de alcatra". Bons posts...

M. V.

Anónimo disse...

só para indicar o caminho...

Ismael disse...

Obrigado, Manuel!
consulto o teu frequentemente!
Abraço!

Avozinha disse...

Ganhaste a minha companhia, mano! Não é suficiente?

Jorge Oliveira disse...

Terceira tentativa de ficcionar.... lol